Dança e Pilates

A dança é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo , ou seja, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.

http://www.leilaschuster.com.br

Dançar é uma arte onde existem regras para que saia tudo com perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para todos aqueles que fazem parte de alguma forma da dança.

Quando Joseph Pilates morreu em 1967, com a idade de 87 anos, o seu método, apesar de já ser muito praticado pela comunidade de dança, ainda não tinha alcançado a popularidade que tem hoje.

Foi somente após a abertura de um estúdio, nos anos 70, em Beverly Hills, muito freqüentado pelas celebridades de Hollywood, por um de seus discípulos, o bailarino Ron Fletcher, que o método começou a ganhar o mundo. Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente do seu tempo.

Muitos dos principais discípulos de Pilates que deram continuidade ao seu trabalho foram bailarinos.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

3 thoughts on “Dança e Pilates”

  1. Olá!
    Sou bacharel e licenciada em dança e instrutora de pilates. E venho tendo grande dificuldade em atuar com o pilates devido aos profissionais de fisioterapia e educadores fisicos estarem fechando o mercado e dizendo que os profissionais de dança nao podem atuar no ramo. Gostaria de ter informação sobre alguma regra ou lei nacional ou internacional que me proteja como profissional ética e competente. Muito obrigada.

  2. Também sou Bacharel em Dança e Instrutora de Pilates.
    Acho o comentário da Debora Leivas pertinente e merecedor de resposta.
    Como uma revista especializada, vocês poderiam postar algo a respeito.
    Grata.

  3. Olá, Édyna e Débora.

    O Pilates ainda não possui uma legislação própria, que o defina como profissão ou especialidade profissional. O que existe são discussões, projetos de lei e resoluções de conselhos profissionais sobre a utilização do método como terapia ou modalidade de ginástica. A luta está em regulamentar o método Pilates para profissionais com formação acadêmica nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e áreas afins.
    Por ter no seu currículo conhecimento em anatomia, fisiologia e biomecânica, por exemplo, o profissional da dança também pode trabalhar com o Pilates.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>