O controle da respiração no Pilates

Respiração é um dos elementos fundamentais do Pilates

Joseph Pilates acreditava na movimentação das células do corpo através da circulação do sangue para eliminação dos detritos relacionados à fadiga.

Para que o sangue faça seu trabalho corretamente, ele deve ser carregado com oxigênio através da respiração correta. Inalação e exalação completas são partes de todos os exercícios de Pilates.

A associação entre as fases dos movimentos e as fases da respiração tem várias aplicações.

A respiração pretende auxiliar na execução de um determinado movimento, seja para gerar maior estabilidade, maior força muscular, prover facilitação biomecânica do movimento ou ainda, maior concentração e percepção do corpo.

“Esprema o pulmão como se você estivesse secando uma toalha usada” – A respiração deve ser realizada com concentração, controle e precisão.

O controle da respiração é o que dá a sensação de relaxamento e bem-estar no final de cada aula.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

5 thoughts on “O controle da respiração no Pilates”

  1. Ola qual e o jeito certa respiração na inp. estufa a barriga e na exp. enchuga, ou seja realiza contração.

  2. qual a técnica de respiração no pilates, é o mesmo que respiração diafragmatica?

  3. A Inspiração ela deve feita, jogando o AR para a porção de posterior e lateral de tronco, ou seja para o “Lobo” inferior dos pulmões onde se acredita que exista uma melhor oxigenação.

  4. Também não utilizamos uma respiração abdominal para que os músculos abdominais não fiquem flácidos, evitando deixar a lombar desprotegida.
    Inspira pelo nariz e Expira fazendo um lábio “serrado” dificultando a saída de ar, para que o Transverso do abdomem seja ativado, assim deixando a lombar estabilizada no momento do exercício.
    fisioterapia_fe@hotmail.com
    Abraços

  5. Devemos encher os pulmões na hora da força e soltar no relaxamento do exercício ou seria ao contrário ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>